Por aqui desde cedo se mostrou importante a noção dos dias. A Carlota pergunta diariamente em que dia estamos, a estação e se é algum dia especial. Gosta especialmente de antecipar o que virá acontecer nalgum dia, como por exemplo, quais os dias de ir à escola ou de ir à natação.
A rotina e a previsibilidade dos acontecimentos sempre foram muito importantes para ela. Até eu perceber e conseguir estabelecer essa conexão, ela andava meio perdida e com muito mais dificuldade em regular as suas emoções.
Já tentámos no passado, criar um calendário DIY, mas acabou por se destruir com a irmã mais pequena, porque estava ao seu alcance. E estivemos demasiado tempo sem um registo.
Neste momento, eis uma exposição de que gosto bastante.
Está por cima do nosso sofá, não é um quadro exuberante numa sala majestosa, mas é o local onde elas chegam com facilidade sem ocupar demasiado outras paredes e para mim está ótimo assim.
Como a nossa “sala de aula” é mesmo na nossa sala, onde tudo acontece, então é mesmo aqui que escolhemos ficar e observar a passagem dos nossos dias.
Este é um recurso em inglês, disponibilizado gratuitamente pelo blog https://www.freeandunfettered.com, ainda pensei em traduzi-lo uma vez que a Carlota se encontra no período sensível da linguagem, mas tudo certo assim, ela adora ouvir e estar em contacto com outras línguas, por isso creio que seja mais uma oportunidade de aprendizagem.
No calendário, viajamos nos dias em numeração, em dias da semana, em meses e em estações do ano, visíveis pelas imagens associadas a cada mês. Aproveitei para identificar também datas especiais como aniversários e o natal.
Como esta é a nossa parede do tempo, adicionei um boletim meteorológico, para que possam registar o estado do tempo atual. Talvez no futuro surjam mais coisas para colocar na nossa parede do tempo, como medição de temperatura, ou rotinas semanais. Vou adicionando conforme os seus interesses!
Mais alguém a medir a passagem do tempo?